Projeto explora movimentos que ajudaram a dar corpo ao processo de emancipação do país.
Desenvolvido pelo Projeto República, do Departamento de História da UFMG, em parceria com o Senado Federal, o projeto Itinerários Virtuais da Independência é um website que faz um convite para o público entender a história sobre o longo e complexo processo que conduziu à Independência do Brasil, a partir das diferenças regionais, diversidade de projetos, negociações e conflitos político-militares.
O projeto, coordenado pela historiadora e pesquisadora da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG, Heloisa Starling, tem o objetivo de criar uma ambiência propícia à construção compartilhada de conhecimento, investigando temas históricos e culturais. A ferramenta é resultado do trabalho da Comissão Curadora do Senado Federal, pelo Bicentenário da Independência, em parceria com o Projeto República da Universidade Federal de Minas Gerais.
O projeto Itinerários Virtuais da Independência também se propôs à elaboração de ferramentas pedagógicas que possam ser apropriadas por um público não especializado, proporcionando uma democratização dos saberes sobre percurso da Independência e constituição do Estado brasileiro.
"O site apresenta um olhar diferente para a história da Independência, reunindo um conteúdo multimídia, com recursos interativos, ambientes de imersão, espaços de leitura com linguagem acessível, vídeo-aulas com produções inéditas e especialistas em temas relacionados”, explica a coordenadora do projeto, Heloísa Starling.
A página também conta com podcasts e documentos com o propósito de fornecer uma pluralidade de conteúdos históricos e culturais para difundir conhecimento e estimular o acesso do público à história.
Todo esse conteúdo histórico, apresenta diversos fatos que, até então, não tinham sido amplamente valorizados na história da Independência do Brasil, que completou seus 200 anos em 2022. "Esse acervo digital é um dos mais completos materiais de historiografia sobre a formação do país enquanto nação independente”, explica Heloísa Starling.
O projeto de pesquisa contou com a gestão administrativo-financeira realizada pela Fundep. Foi realizado o gerenciamento de recursos para o desenvolvimento.
Confira o website do projeto.
Descrição: Um website com conteúdo multimídia sobre a história da Independência no Brasil, a partir das diferenças regionais, diversidade de projetos, negociações e conflitos políticos militares
Coordenação: Heloisa Maria Murgel Starling
Execução: Departamento de História da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich/UFMG)
Financiador: Senado Federal
Data de início: 12/07/2022
Término previsto: 14/02/2023