Marcello de Vasconcelos Coelho (1930 - 2004) foi o terceiro dirigente da Fundep, durante o reitorado do professor José Henrique Santos (1982 - 1986).

Com a experiência de quem havia sido reitor da UFMG (1969 - 1973), diretor do Instituto de Ciências Biológicas (1975 - 1979) e chefe do Centro de Pesquisas René Rachou do Instituto de Endemias Rurais, Marcello Coelho tinha a missão de elevar a condição da Fundep de centro de gestão de convênios e captação de recursos a uma instituição com atuação orgânica junto à UFMG.

Sua gestão na Fundep foi marcada por esforços para racionalização dos gastos e eficiência no atendimento às demandas da UFMG. A quantidade de convênios e cursos com apoio dos órgãos de financiamento foi ampliada.

Em 1986, instituiu o Prêmio Fundep, uma distinção conferida a professores e pesquisadores, em exercício na UFMG, que se destacam por suas significativas contribuições ao progresso das ciências, letras e artes e, também, pela liderança excepcional no desenvolvimento de sua área de atuação. 

Durante seu reitorado, foi aprovado, pelo Conselho Universitário, o plano diretor que possibilitou a construção, no campus Pampulha, de unidades como o Instituto de Ciências Biológicas (ICB), a Biblioteca Central, o Centro Pedagógico e o Colégio Técnico. Ele também foi responsável por anexar a Escola de Educação Física à Universidade e, em 1971, pela fundação do Centro de Computação (Cecom).

Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ele ministrou aulas, a partir de 1959, na Escola de Saúde Pública, na Faculdade de Odontologia e na então Faculdade de Medicina da Universidade de Minas Gerais (UMG).

Pelas suas relevantes contribuições à Universidade e a pesquisa brasileira, seu corpo foi velado no saguão da Reitoria da UFMG. Confira reportagem sobre sua trajetória.