Iniciativas apoiadas pela Fundação promovem a especialização de educadores
No dia 6 de agosto celebra-se o Dia Nacional dos Profissionais da Educação, instituído pela Lei 13.054, que homenageia aqueles que se dedicam à formação de crianças, jovens e adultos em diversas áreas do conhecimento em todo o país.
O Brasil, de acordo com o Censo Escolar 2023, tem 2.354.194 professores na educação básica, sendo 1.419.918 docentes dedicados ao ensino fundamental. E o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) registra 316.792 professores no ensino superior.
A Fundep, como Fundação de Apoio de referência, reconhecida pela gestão sustentável de atividades de ensino, pesquisa e extensão, apoia iniciativas que promovem a aprendizagem, a inclusão e a diversidade na especialização de educadores.
É o caso do Curso de Formação Intercultural para Educadores Indígenas que tem o objetivo de formar e habilitar professores indígenas, em caráter de licenciatura plena, com enfoque intercultural para lecionar nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio.
O curso é promovido pela Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) desde 2009. A iniciativa possibilita que os formandos lecionem quatro áreas de habilitação em Línguas, Artes e Literaturas, Matemática, Ciências da Vida e da Natureza, Ciências Sociais e Humanidades.
O apoio da Fundep ao projeto se dá por meio da viabilização de pagamentos de diárias, hospedagem, locomoção – tanto de professores da UFMG como de lideranças indígenas –, bem como na aquisição de materiais escolares como lápis, canetas, colas, borrachas, entre outros itens.
Formação em Libras
Há também a licenciatura em Educação Bilíngue para surdos destinada a professores da rede pública de educação básica, com conhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras), promovida pela Faculdade de Letras da UFMG (Fale).
A capacitação visa habilitar professores a atuar na educação básica – em escolas comuns, em escolas bilíngues e em escolas especiais para que atendam a alunos surdos – e na formação continuada de professores de surdos.
Texto: Arthur Henrique
Edição: Maria Carolina Martins e Júlia Fernandes