Programa de Empreendedorismo da ANP, com gestão Fundep, será apresentado no Rio Innovation Week 2024

Pré-lançamento do Programa Nave, que pretende aproximar startups da cadeia petrolífera, ocorre durante a 2ª Edição do Fórum de Tecnologia e Inovação da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP)

A 2ª Edição do Fórum de Tecnologia e Inovação da ANP será realizada entre os dias 13 e 15 de agosto, como parte da programação da Rio Innovation Week – considerado o maior evento de tecnologia e inovação da América Latina e realizado na capital fluminense. Um dos destaques deste ano é o pré-lançamento do Nave - Programa ANP de Empreendedorismo, que tem gestão administrativa e financeira da Fundação de Apoio da UFMG (Fundep).

O Nave é uma iniciativa que visa estimular startups nacionais de base tecnológica a solucionar os desafios identificados e os gaps tecnológicos e mercadológicos apontados por organizações petrolíferas. O programa pretende fazer uso da inovação aberta para a solução de problemas concretos, com o desenvolvimento de novos produtos e serviços e promover a sinergia entre startups e empresas petrolíferas, estimulando a transferência de conhecimentos e tecnologias.

O programa será apresentado por meio de painel dedicado ao tema, com a presença da coordenadora geral de investimento em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da ANP, Daniella Oliveira, no dia 13, às 12h30.

Em seguida, o painel “Ecossistema de Inovação Aberta Multiclientes”, com a presença de integrantes da ANP, Mining Hub, Beta-i-Brasil e Fundep UFMG, vai abordar os aspectos complexos que abrangem esse tipo de arranjo e a sinergia entre diversos atores como governo, corporações, empreendedores, academia e capital de risco.

Por meio do Programa Nave ANP, as empresas petrolíferas que o integram, poderão destinar os recursos da cláusula de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) presente nos contratos de exploração de petróleo e gás natural (E&P) à iniciativa.

A Cláusula de PD&I determina a aplicação de percentual da receita bruta de campos com grande produção, segundo condições específicas de cada modalidade de contrato. Os macrotemas da primeira edição do Nave servirão de base para a definição dos desafios tecnológicos que constarão do edital com as regras para a participação das startups no programa, com publicação prevista para este ano.

A Fundep tornou-se gestora administrativa e financeira da primeira edição do programa, por meio de acordo de cooperação firmado entre a ANP e a Fundação.

Desafios que apoiem o desenvolvimento setor de petróleo, gás natural, biocombustíveis e de outras fontes de energia no Brasil

Os macrotemas da primeira edição do Nave servirão de base para a definição dos desafios tecnológicos que constarão no edital com as regras para a participação das startups no programa, com publicação prevista ainda este ano.

O programa consiste na execução de uma série de projetos de inovação, por startups, a fim de solucionar desafios tecnológicos comuns do setor de energia que serão definidos conjuntamente pela ANP e pelas empresas petrolíferas que vierem a participar do Nave.

São eles:

i) Tecnologias para exploração, produção, refino e descomissionamento

• Soluções tecnológicas para o aumento da eficiência operacional, a otimização de custos e a segurança operacional.

ii) Tecnologias para segurança energética, armazenamento de energia e fontes alternativas

• Soluções tecnológicas para o desenvolvimento de novos combustíveis low carbon, tecnologias híbridas e aumento na eficiência energética.

iii) Tecnologias em transformação digital

• Soluções tecnológicas com uso da indústria 4.0, IoT e IA para aumento de eficiência de processos.

iv) Tecnologias para economia circular na cadeia de petróleo, gás natural e biocombustíveis

• Soluções tecnológicas para a transformação de rejeitos em produtos de valor agregado.

v) Tecnologias de impacto ESG para a cadeia de petróleo, gás natural e biocombustíveis

• Soluções tecnológicas de impacto ambiental, social e governança.

vi) Tecnologias para confiabilidade de sistemas, segurança operacional e proteção ambiental

• Soluções tecnológicas para a segurança operacional, proteção da vida humana e do meio ambiente.

Serviço:

2ª Edição do Fórum de Tecnologia e Inovação da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (TIP ANP)

Local: Rio Innovation Week | Pier Mauá (Rio de Janeiro – RJ)

Data: 13 a 15 de agosto

Informações: Clique aqui.

Siga a página do programa de empreendedorismo no Linkedin, aqui.