Morre professor Jacques Schwartzman, que dirigiu a Fundep entre 1998 e 2002

Entre outras contribuições, Schwartzman foi criador do Fundo de Desenvolvimento Institucional. Sepultamento será neste domingo, às 11h30, no Cemitério Israelita de Belo Horizonte.

Familiares e comunidade da UFMG despedem-se, neste domingo, do professor Jacques Schwartzman, diretor do Centro de Estudos sobre Educação Superior e Políticas Públicas da UFMG. Destacado nome da economia regional e dos estudos em economia da educação, especialmente para o ensino superior, Schwartzman foi diretor da Fundação de Apoio da UFMG (1998-2002), Pró-reitor de Planejamento da UFMG (1990-1994) e Secretário Adjunto de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais-SECTES (2003-2007).

O professor faleceu em casa, na tarde de ontem (08), e está sendo velado no Cemitério Israelita, onde será sepultado às 11h30.

A história de Schartzman é marcada por sua trajetória nas instâncias administrativas da Universidade, carreira iniciada com a diretoria da Faculdade de Ciências Econômicas (Face/UFMG) entre 1982-1986, destaca seu colega de unidade acadêmica, o professor Hugo da Gama Cerqueira Filho.

“Em todas essas instâncias era muito obstinado com a busca pela eficiência, com a necessidade de constituir indicadores e metas para o avanço da Universidade. Era convicto”, lembrou Hugo Cerqueira.Como pesquisador “foi um dos primeiros alunos do programa de pós-graduação em economia da UFMG, onde formou-se como um nome da economia regional. Àquela época organizou um livro texto sobre o tema que foi importante para os pesquisadores da área. Em seguida, preocupou-se em explorar a área de economia da educação, aproveitando sua experiência administrativa que gerou uma preocupação acadêmica sobre o custo e como se financia educação”, acrescentou.

Seu interesse na economia da educação resultou na criação, em 2003, do Centro de Estudos sobre Educação Superior e Políticas Públicas da UFMG.

Trajetória marcada pela diálogo com o setor produtivo

Jacques Schartzman foi também diretor de duas fundações da UFMG: da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis (Ipead), entre 1995 e 1998, e da Fundação de Apoio da UFMG (Fundep), entre 1998 e 2022.

Nesta última, foi responsável pela consolidação de um projeto de redimensionamento institucional e avaliação da estrutura administrativa da Fundep, iniciadas na gestão anterior. Estruturou a Superintendência de Projetos, à qual se subordinavam quatro divisões: o Núcleo de Atendimento à UFMG (NAU); Núcleo de Atendimento à Comunidade (NAC); Núcleo de Relações Institucionais e Desenvolvimento de Oportunidades (NRI) e o Departamento de Recursos Organizacionais (DRO). Em sua gestão é criado o Fundo de Apoio Institucional da UFMG.

" A gestão de Schwartzman na Fundep foi marcada pelo método, pela defesa da necessidade de se criar indicadores e metas. Daí resultou a possibilidade de criação do Fundo de Desenvolvimento Institucional, que é, sem dúvida, sua grande contribuição", avaliou o presidente da Fundep, professor Jaime Arturo Ramírez.

Como secretário adjunto de Ciência e Tecnologia, Schwartzman foi um dos principais nomes da criação do Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-Tec). À época o professor destacou que o parque promoveria integração entre os conhecimentos e saberes da Universidade e as necessidades do setor produtivo.

Também colega de Jacques Schwartzman no Departamento de Ciências Econômicas da UFMG, Marco Crocco, atual presidente do BH-Tec, emitiu nota de pesar em que manifesta “condolências pelo falecimento do Jacques Schwartzman, que foi meu professor, e deixa um legado de contribuições em economia regional, políticas no ensino superior e em Ciência, Tecnologia e Inovação”, estendendo os sentimentos aos familiares.