Com nova configuração, Outlab UFMG recebe inscrições até sexta-feira

Para esta edição, que conta com o apoio Fundep, coordenadores de laboratórios podem se candidatar para participar do programa até o 14 de julho

Até a próxima sexta (14), o Outlab UFMG recebe inscrições para nova edição do programa, destinado a pesquisadores – docentes e técnico-administrativos – de laboratórios da UFMG interessados em desenvolvimento de habilidades empreendedoras e gerenciais e as interações com o mercado.

O programa, agora reconfigurado como projeto de extensão da Universidade Federal de Minas Gerais, é coordenado pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRPq) e conta com o apoio da Fundação de Apoio da UFMG (Fundep), além da parceria do Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed) da Universidade. O Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC) também é um dos parceiros, sendo responsável pelo atendimento individual e personalizado às equipes participantes.

A capacitação é oferecida tanto para as equipes técnico-científicas dos Laboratórios Institucionais, quanto para aquelas de laboratórios que operam em áreas com interface com o setor produtivo e listadas na Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa MCTI, visando à ampliação do impacto dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos na UFMG.

As inscrições devem ser feitas até o dia 14 de julho, pelo coordenador do laboratório. O programa ocorrerá de 14 de agosto a 13 de outubro.

Programa institucionalizado e mais fortalecido

O Outlab UFMG é uma iniciativa pioneira no país, que visa oferecer apoio e gerar a aceleração de laboratórios. Criado em 2019 pela Fundep, em parceria com a PRPq, o programa teve duas edições, somando cerca de 100 laboratórios participantes. Interrompido por dois anos, no contexto da pandemia da covid-19, o programa foi retomado com nova proposta.

Nesta edição, o programa consiste em uma imersão nos 8 módulos do conteúdo programático e atividades práticas, pretendendo estimular parcerias e conexões de infraestruturas de pesquisa com empresas e potencializar as suas atividades.

De acordo com o pró-reitor de pesquisa da UFMG, professor Fernando Reis, que apresentou a proposta aos coordenadores de laboratórios no último dia 14 de junho (assista ao vídeo), “durante esse hiato, o projeto sofreu mudanças e adaptações, para melhor responder às novas demandas da área acadêmica”. O pró-reitor destacou o envolvimento de diferentes instâncias da UFMG, dando robustez institucional à proposta.

Entre as mudanças possibilitadas pela maior institucionalização do programa na Universidade, está a conquista de mais apoiadores ao programa para a sua execução, como o BH-TEC e Caed, e um maior número de professores na frente pedagógica da imersão. Com a execução à cargo da PRPq UFMG, a Fundep retoma seu papel previsto na missão institucional de ser apoio aos projetos de ensino, pesquisa e extensão da UFMG.

Como será o Programa Outlab 2023

Entendendo que existem infraestruturas laboratoriais de diversas áreas de atuação e que estas têm demandas diferentes, o programa busca adaptar a imersão as realidades dos laboratórios selecionados. Em uma das fases do projeto, é realizado um acompanhamento individualizado com a equipe participante, identificando as suas necessidades, e um diagnóstico de maturidade do que é produzido.

A segunda etapa é constituída pelo conteúdo. Os oito módulos, distribuídos para cada semana desta edição, serão ministrados na plataforma Moodle, por meio de aulas online. As ações complementares incluem atividades presenciais como momentos de compartilhamento de experiência e networking, palestras e visitas a espaços de inovação.

“O conteúdo foi pensado com o objetivo de atender às demandas das infraestruturas e, principalmente, fazer as conexões com o mercado e todas as suas formas, como prestação de serviço e financiamentos que não estavam sendo acessados anteriormente, para que essas estruturas consigam potencializar a entrega científica para a sociedade” pontua Matheus Azzi, coordenador de Inovação da Fundep e integrante da equipe de coordenação do Outlab UFMG.

Suporte

As dúvidas no processo de inscrição podem ser sanadas em contato pelo e-mail infrapq@prpq.ufmg.br.

Outlab UFMG

Inscrições: até 14 de julho de 2023, pelo site do Outlab UFMG.

Data: 14 de agosto a 13 de outubro de 2023.