Cuidados na primeira infância ganham destaque em curso ofertado pela Escola de Enfermagem da UFMG

Com o apoio Fundep, curso que aborda o tema está com inscrições abertas até 11 de agosto

A primeira infância, que abrange a gestação até os seis anos de idade, é uma fase fundamental para o desenvolvimento das crianças. Segundo dados do Ministério da Saúde, é nesta época que são desenvolvidas áreas do cérebro que correspondem à capacidade de aprendizado, assim como a formação de características emocionais do ser humano. Todas as experiências, positivas ou negativas, vivenciadas durante esse período têm impacto por toda a vida do indivíduo, especialmente em sua estrutura cognitiva.

Por isso, durante a primeira infância, algumas precauções são necessárias para possibilitar a melhor formação da criança. Pais, familiares, cuidadores e todos aqueles que participam destes primeiros anos de vida, devem se preocupar em construir um ambiente seguro e saudável para o seu crescimento, além de promover estímulos adequados para a ampliação de suas experiências.

Visando propiciar o debate pela valorização deste período, o Programa Primeira Infância Plena (PPIP) da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (EEUFMG) está ofertando o curso cuidados de criação na primeira infância: atualização em crescimento e desenvolvimento para profissionais, pais e cuidadores para o segundo semestre de 2023.

As matrículas podem ser feitas até o dia 11 de agosto, pelo site de Cursos e Eventos da Fundep. No portal também estão disponíveis mais detalhes sobre a capacitação e as formas de pagamento. As aulas ocorrerão na modalidade a distância, entre os dias 13 e 21 de setembro.

A taxa de inscrição varia conforme a classificação do inscrito. Para profissionais da saúde ou educação, o valor é de R$400,00 (à vista) ou R$420,00 (a prazo). Para estudantes de graduação, pais e cuidadores de crianças de 0 a 6 anos, a taxa é de R$200,00 (à vista) ou R$240,00 (a prazo).

Sobre o curso

Direcionado para profissionais e alunos de graduação (da saúde, educação e áreas relacionadas), pais, familiares e cuidadores de crianças entre 0 e 6 anos, o curso tem como objetivo promover a atualização dos conhecimentos sobre o crescimento e desenvolvimento infantil (neurotípico e neuroatípico), assim como sobre os cuidados de criação essenciais, afetivos e seguros.

As aulas serão realizadas de forma on-line, pela plataforma Microsoft Teams. As gravações ficarão disponíveis por 21 dias após o encontro ao vivo.

Conheça o Primeira Infância Plena

Primeira Infância Plena é um programa de extensão universitária, da EEUFMG, que visa a melhoria da qualidade de vida, autonomia e vínculo familiar para um crescimento e desenvolvimento pleno e saudável de crianças desta faixa etária. O PPIP tem apoio Fundep e capacita profissionais e demais interessados para atuar nesta área, além de promover a divulgação de materiais educativos relacionados ao tema.

Suporte

Dúvidas no processo de inscrição/matrícula podem ser enviadas pelo e-mail: suporte.extensao@fundep.com.br ou pelo telefone (31) 2342-1212. Mais informações estão disponíveis no perfil do programa no Instagram.

Curso - Cuidados de criação na primeira infância: atualização em crescimento e desenvolvimento para profissionais, pais e cuidadores - 2°/2023

Inscrições: até 11 de agosto de 2023, pelo portal de Cursos e Eventos da Fundep.

Realização: 13 de setembro a 21 de setembro de 2023.

Modalidade: online.